9 de jun. de 2012

82 anos do Pato Donald



Criação do Pato Donald em 1934

O 1º desenho animado em que aparece o pato como simples figurante. Foi apresentado em 1934 nos EUA. No Brasil ele apareceu em julho de 1950, em quadrinhos publicados pela Editora Abril. O pato ultrapassou o camundongo bonzinho Mickey em termos de popularidade.

O Pato Donald (nome original Donald Fauntleroy Duck em inglês) é um personagem de histórias em quadrinhos e desenhos animados dos estúdios Walt Disney. É um personagem marcado pela teimosia e por sua voz rouca.
O Pato Donald foi criado em 9 de Junho de 1934, vindo a ser um dos desenhos de maior sucesso e repercussão dos estúdios Disney. Foi dublado por Clarence Nash, descoberto pelo próprio Walt Disney nas ruas de Los Angeles e responsável pela voz inconfundivelmente rouca do personagem. 
Pato Donald estrelou dois longa-metragens no Brasil: ALÔ AMIGOS (1943), onde surgiu o personagem Zé Carioca, VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1945).
Sua namorada, Margarida surgiu num desenho de 1940, e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, numa tirinha de 1937 (e um desenho no ano seguinte). Donald passou a ter "vida própria", sem depender de Mickey, quando Carl Barks resolveu adaptar uma história estrelada por Donald, Mickey, Pateta e Pluto para ter apenas Donald e os sobrinhos. Donald Duck Finds Pirate Gold (Donald Encontra o Ouro dos Piratas) foi publicada em 1942. Seu sucesso levou Barks a fazer histórias até 1967. O "Homem dos Patos" como ficou conhecido, criou entre outros o Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo; Professor Pardal, o cientista maluco e Gastão, o primo sortudo. Outra figura que ajudou os quadrinhos do pato foi Don Rosa, que criou uma complexa árvore genealógica e toda a história do Tio Patinhas. A Disney italiana criou sua identidade secreta, o Super Pato.


Hoje:
Morte do Padre José de Anchieta;
Dia do Porteiro;
Dia do Tenista;
Dia do Pão;
Dia do Protético;
Dia Nacional de Anchieta;
Fundação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, por Joaquim Nabuco (1880).

0 comentários :

Postar um comentário

Antes de sair não esqueça de comentar!